ATENÇÃO: Blog sem vínculos institucionais! Instrumento particular do Professor.

DESTAQUES DO BLOG:

Presença Educativa => Abertura, reciprocidade e compromisso: pilares da Pedagogia da Presença, o resgate do relacionamento humano.

Sobrevivência Docente => Breve histórico da decadência de nossa profissão e algumas dicas para sobreviver - leia o texto inteiro, antes de mais nada.

Bullying => Sugestões de links para tratar desse assunto de forma séria e urgente. Não pode-se ignorar, nem deixar para depois.

Projeto particular PAZ EDUCA (pazeduca.pro.br): O que é || Site || Partes

17 novembro, 2009

Prova S. Paulo - 17 de novembro de 2009

Neste dia os alunos estão realizando a primeira etapa da Prova São Paulo, avaliação institucional para medir o nível de aprendizagem dos alunos de todas as escolas da Prefeitura de São Paulo.

Essa avaliação é muito importante para redirecionar as metas das escolas, de acordo com o índice de seus alunos.

Isso é muito positivo. Lamentável seria ficar somente nesse instrumento institucional e ignorar que existe o lado humano dentro das escolas, que a educação não se faz somente por conteúdos e metas a serem atingidas. Claro que conteúdos e metas são imprescindíveis, mas colocá-los em único plano, ignorando a qualidade dos relacionamentos humanos dentro e fora da Unidade Educacional, é um tiro no pé, pois quem dá sustentação a Escola enquanto instituição são exatamente as pessoas que nela atuam: educadores, educandos, comunidade escolar e comunidade local.

Como nenhuma prova institucional mede essa qualidade de relacionamento humano de forma direta, o mesmo pode ficar "esquecido" no dia a dia. Vale lembrar que alunos bem tratados, aprendem mais; professores bem tratados e respeitados têm ânimo e gosto por aquilo que fazem; familiares bem tratados sentem confiança e acreditam no trabalho da escola. Isto não pode ser perdido de vista, pois poderá determinar - ou não, a qualidade dos resultados da Prova São Paulo. Mesmo porque o contrário também vale: alunos mal tratados aprendem menos; professores desrespeitados não sentem gosto pelo que fazem; familiares mal tratados veem a escola como invasora de seu espaço, não como parceira.

Espero que eu tenha sido bem claro em minhas colocações - quem me conhece pessoalmente não tem o direito de se fazer de desentendido.

Sendo assim, boa sorte a todos - e bom senso e criticidade no uso dos resultados obtidos a partir dessa avaliação institucional.


===========
Conectado com o Professor João César:

http://aulanossa.blogspot.com/ => Fique conectado com as aulas do Professor João César - São Paulo (SP) - Brasil. Transparência verdadeira e não demagógica é permitir que a Comunidade Escolar acesse as aulas e interaja com elas.

http://cotidianoescolar.blogspot.com/ => Ideias e opiniões de fatos do dia a dia escolar. Espaço reservado a uma nova forma de ver o cotidiano escolar.

Destinado somente a Educadores, Educandos e respectivos familiares; mensagens anônimas serão ignoradas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...